10 de maio de 2010

Segurança no Trânsito

SEGURANÇA NO TRÂNSITO: RESPONSABILIDADE DE TODOS!


A VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO

Mais de 50.000 mortos por ano e de 500.000 feridos. Este é o resultado da violência do trânsito no país.

O impacto social causado pelas mortes no trânsito é muito intenso, pois a grande maioria das vítimas tem entre 18 e 35 anos e pertence à faixa economicamente mais produtiva e ativa da nossa sociedade.

As motos representam aproximadamente 7% da frota brasileira de veículos, mas estão envolvidas em 35% dos acidentes.

A cada ano, no país, mais de 13.000 pedestres morrem vítimas do trânsito e mais de 60.000 são feridos. Por serem os usuários mais vulneráveis, os pedestres representam cerca de 25% dos mortos no trânsito e 15% dos feridos.

A velocidade é um dos maiores fatores de risco de acidente. Quanto maior a velocidade de um veículo, maior a distância necessária para ele parar e, conseqüentemente, maior a probabilidade de ele ser envolvido num acidente.
O consumo excessivo de bebida alcoólica é indiscutivelmente um fator de acidente. Uma mudança recente da legislação impõe sobriedade absoluta a todos os condutores.

O ato de dirigir um veículo requer atenção permanente. Grande parte dos acidentes é conseqüência da desatenção dos condutores.


DIREÇÂO DEFENSIVA: CONDUTA QUE EVITA ACIDENTES


Os acidentes geralmente são causados pela combinação de diversos fatores: excesso de velocidade, erros na previsão de ações de outros motoristas, desrespeito à sinalização ou normas de trânsito, negligência na avaliação das condições adversas, falta de habilidade para conduzir com segurança, etc.

Motorista defensivo evita acidentes, tornando assim o trânsito muito mais seguro, para si próprio e para as demais pessoas.

O condutor defensivo fica satisfeito em evitar o acidente, independente de quem tenha razão ou de quem seja a culpa.

Um comentário:

  1. O que falará neste país é educação para todos pedestrese. Motoristas.
    Lisette Feijo

    ResponderExcluir