19 de junho de 2010

A ECOVAP ESTÁ EM CANNES

O Cannes Lions, a maior celebração internacional da criatividade em comunicação, que acontece de 20 a 26 de junho, em Cannes na França, será palco para a exposição da campanha Poupe Papel, na categoria de Relações Públicas – Comunicação Interna. A 57ª edição do Festival traz mais de 22.500 inscritos, vindos de 90 países.

O trabalho de Relações Públicas é um dos mais tradicionais na comunicação, mas em Cannes ele é novato. A categoria é a mais recente do Festival, tendo sido incorporada oficialmente em 2009, quando 431 trabalhos foram inscritos. Neste ano, o número subiu para 571 cases, com 42 trabalhos brasileiros.

Poupe Papel é uma campanha direcionada para o público interno da ECOVAP. Go Paperless, nome em inglês com o qual foi inscrito em Cannes, é um projeto totalmente inovador, motivado pelo seu principal desafio: estimular e promover a redução do uso de papel em cópias e impressões, portanto sem poder fazer uso do próprio papel em suas ações com o público interno da empresa. A comunicação traz em sua natureza a busca por desafios e o encontro de soluções.

A estratégia desenvolvida iniciou com transformação no ambiente de trabalho através da apresentação de um teatro mudo irreverente, com objetivo de promover consciência ao transmitir informações impactantes sobre as conseqüências do uso indiscriminado de papel para as nossas vidas e para o nosso planeta. Bolas infláveis de plástico foram instaladas nas salas criando impacto visual. Foram apresentadas em uma segunda-feira pela manhã pela peça de teatro, a qual foi transformada em um vídeo e é transmitido pela TV interna da empresa para todos os colaboradores.

A tela de entrada da Intranet disponibilizou banners especiais sobre o uso do papel e dicas em como reduzir o seu uso, estimulando a redução de impressões e cópias. Banners foram dispostos em pontos estratégicos da obra e propaganda sobre a campanha foi veiculada na Rádio ECOVAP.

Os resultados foram 13,47% de redução nas impressões e cópias, já no primeiro mês, além da redução media de 18,17% na quantidade de impressões e cópias por colaborador em apenas 47 dias. Nós poupamos o equivalente a 140 árvores, 70 mil litros de água e 35 MW/hora de energia. Missão cumprida: aqui nós poupamos papel!

Assista ao vídeo sobre a campanha Poupe Papel, produzido conforme as exigências do regulamento do Festival de Cannes.



A versão do vídeo em português será postada em breve aqui no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário